Carta ao leitor(a)
- Letícia de Andrade Rodrigues
- 13 de set. de 2024
- 2 min de leitura

Queridos leitores e leitoras,
Nos últimos anos, tenho passado por processos intensos de novos aprendizados e mudanças em minha atuação clínica. Algumas pessoas que já me acompanham conhecem meu trabalho e, embora apresentado de forma um tanto tímida, sempre me dediquei plenamente às minhas entregas.
Quando comecei a atuar, minhas primeiras 10 mil horas de trabalho foram um verdadeiro intensivo de aprendizado sobre saúde mental, no tratamento de pessoas com diferentes transtornos. Apesar disso, a clínica sempre teve meu coração, e por isso decidi me dedicar exclusivamente a ela.
Na psicologia, independentemente da área de atuação, o estudo e a atualização são constantes. Ao longo do tempo, fui passando por diferentes demandas e investindo em diversas formações.
Algumas pessoas me procuraram pela minha base sólida em psicologia analítica, buscando uma abordagem personalizada, voltada para o autoconhecimento. Outras vieram em busca de tratamento para ansiedades em graus variados, ou para lidar com questões relacionadas à depressão, traumas e sentimentos de desamparo.
Um dos feedbacks mais marcantes que já recebi veio de uma paciente que sofria de ansiedade desde os 9 anos de idade. Ela me disse que acreditava que a ansiedade fazia parte da sua personalidade, que teria que conviver com essa condição e seus sintomas dolorosos por toda a vida. Mas, com a psicoterapia, tudo mudou. Ela não se via mais como uma pessoa ansiosa e estava em paz consigo mesma.
Relatos como esse reforçam a certeza de que a clínica é o meu lugar. Acompanhar a remissão dos sintomas, comemorar as vitórias de meus pacientes e orientá-los em suas jornadas é algo que dá significado não apenas ao meu trabalho, mas à minha vida.
Conto essa história porque acredito que já está na hora de compartilhar mais sobre mim e sobre o meu trabalho de maneira orgânica, indo na contramão do marketing que tenta moldar profissionais para encaixá-los em "caixinhas" feitas para alcançar o público-alvo ideal.
Este site é sobre a Letícia, psicóloga, com seus variados interesses, idiossincrasias e formações. Não sou uma pessoa confusa. Sou uma pessoa interessada, dedicada e apaixonada pela filosofia e ciência da psicologia.
Os meses em que estive ausente por aqui, dediquei-me a outro projeto: o My Brazilian Therapist – desenvolvido como resultado dos últimos cinco anos atendendo pessoas de diferentes estados e países. Após finalizar meus estudos em trauma e neurociência afetiva, investi meu tempo na formação em Psicologia Intercultural, que em breve trarei para vocês.
Atualmente, estou cursando uma nova pós-graduação em Neurociências e Aspectos Funcionais pela Faculdade Pequeno Príncipe, mas isso é assunto para outra hora.
Por ora, deixo vocês com essa nova organização do meu site pessoal. Espero que as modificações tragam conteúdos interessantes e abrangentes para todos.
Obrigada pela atenção.
Abraços,
Letícia
Comentários