Esse tema foi sugerido por uma leitora. Estávamos conversando sobre certas expectativas que ela tem com a família e como isso gera sentimentos negativos, afastando a possibilidade de estreitar relações saudáveis.
Criar expectativas é uma das muitas outras condições existentes no ser humano, está presente todas as áreas da vida. Isso acontece devido a nossa tendência de enxergar o mundo e nós mesmos a partir do nosso interior, usando nossa lente subjetiva.
Em nossa vida, passamos por eventos que nos fazem interpretar a realidade, desenvolvemos crenças a partir dessas vivências e há uma tendência em esperar que as coisas aconteçam conforme nossa visão individual de mundo.
É como se quiséssemos prever o futuro baseando-se em nossos desejos e vivências individuais. Porém, não vivemos num mundo de uma pessoa só e não podemos esperar que as pessoas tenham certas atitudes e reações baseadas em nosso jeito de ser e ver o mundo.
O problema em criar uma expectativa que foge da realidade é que ela não será atendida e quando as coisas saem diferente do que o idealizado, vem a frustração e outras emoções negativas como raiva, insegurança, medo e tristeza.
Então, como gerenciar nossas expectativas?
Talvez você esteja pensando em como não criar expectativas, mas na realidade é impossível não criá-las. Como eu disse, há essa tendência de esperar que as coisas aconteçam de acordo com nossas vivências anteriores. Dito isto, minha proposta é gerenciar nossas expectativas!
Uma sugestão seria observar atentamente se aquilo que você espera é possível acontecer ou seria apenas um desejo, uma vontade de que as coisas sejam como idealizou. É possível que você não reconheça seus próprios padrões ou que talvez esteja se aprisionando em ideias fantasiosas que dificilmente irão acontecer.
Evite utilizar apenas suas referências pessoais, desenvolva um olhar curioso pelo outro, por suas preferências, comportamentos e diferenças. Saber quem é esse indivíduo e o que pode de fato esperar dele diminui as chances de você criar expectativas irreais.
Questione sua expectativa. De um modo bem prático, tire um tempo para perguntar se aquela expectativa foi baseada na realidade, quais indícios te levam a pensar que há possibilidade de acontecer, se o tempo para acontecer é o adequado e se aquilo que você espera da pessoa é algo que ela pode realmente te oferecer.
Entenda e se prepare para se frustrar. Mesmo que você considere suas expectativas adequadas a pessoa ou a situação, não existe um controle sobre a vida. Então trabalhe com a ideia de que poucas coisas vão acontecer da exata maneira que você idealizou.
É necessário certo bom humor para lidar com as frustrações da vida. Depositar menos emoções nas situações que você não pode controlar e ter um pouco de criatividade quando elas apresentarem muito diferente do que você espera.
Procure ajuda para aprender a lidar com a frustração
Gerenciar as expectativas não é uma tarefa fácil e imediata, exige certa dedicação, organização de ideias, pensamentos e sentimentos. Seu caminho não precisa ser solitário, pelo contrário, se suas expectativas estão te atrapalhando e causando muitas frustrações, você pode confrontá-las com ajuda profissional. A psicoterapia é essencial para a saúde mental e autoconhecimento.
No espaço da psicoterapia, você encontra um lugar seguro para falar sobre suas expectativas sem julgamentos e, também, um espaço acolhedor para tratar suas frustrações e outros sentimentos negativos.
Porém essas não são as únicas vantagens, é possível aprender a criar expectativas condizentes com a realidade, desenvolver novas percepções sobre a vida e sobre si, identificar seu papel e a sua responsabilidade nas ações e idealizações, tratar suas feridas emocionais, entre outros aspectos.
O principal objetivo da terapia psicológica, não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor. Quem não se arrisca para além da realidade jamais encontrará a verdade.
Carl Gustav Jung
E aí, gostou do conteúdo?
Me envie dúvidas e sugestões pelo chat ou pela caixa de mensagens.
Ficarei animada em escrever para você!
por Letícia de Andrade Rodrigues
Psicóloga Clínica de Orientação Junguiana
CRP 08/19065
PSICOTERAPIA ON-LINE INDIVIDUAL
Excelente! Me faz lembrar de algo que li que dizia mais ou menos assim: “crie monstros, mas não crie expectativas“. Entretanto, na impossibilidade de não criá-las vamos aprender a lidar com elas e com as frustrações advindas dela.