top of page
Foto do escritorLetícia de Andrade Rodrigues

Dúvidas sobre o que falar com a psicóloga? Veja 7 sugestões que você pode explorar na psicoterapia

Olá, estou aqui para responder uma das perguntas que tenho recebido:

O que devo levar para a psicoterapia?

A psicoterapia é uma ferramenta poderosa de autocuidado e crescimento pessoal, uma vez que é iniciada com comprometimento e profissionais competentes, a pessoa pode perceber melhoras em sua saúde mental e emocional.

É um espaço seguro, sem julgamentos e sigiloso onde você pode falar sobre questões pessoais e explorar maneiras de lidar com problemas que afetam a sua vida.

No entanto, pode ser difícil saber por onde começar, principalmente quando você tem dúvidas sobre quais assuntos abordar durante as sessões de psicoterapia. Embora não existam tópicos “certos” ou “errados”, separei assuntos que podem te interessar e que meus pacientes trazem com certa frequência para discutir em psicoterapia.

1 - Questões emocionais: quando você está passando por situações de sofrimento, desregulação emocional, ansiedade ou depressão, é possível abordar esse assunto em psicoterapia.

A psicóloga ira explorar suas emoções e sentimentos, então é importante falar do que sente e até do que não sente. Desta forma, terá recursos para lidar com essas emoções de maneira saudável.

2 - Questões de identidade e existenciais: há momentos que nos deparamos com certos dilemas pessoais. Ficamos inseguros sobre aspectos de nossa origem e cultura, religião, nossa sexualidade, identidade de gênero e até mesmo sobre o sentido da vida.

Muitos destes aspectos causam enorme angústia, sentimento de insegurança e confusão. Por vezes também se desperta na pessoa a busca de um propósito maior.

Ao confiar esses assuntos em psicoterapia, você consegue explorar esses dilemas em si mesma (o), neste tipo de relação terapêutica não há julgamentos e por isso é possível explorar sem receios.

3 - Questões de autoestima: um fator importante da saúde mental é a autoestima, então o movimento de saúde aqui é desenvolver uma imagem mais positiva de si mesma (o).

Na solitude de nossos pensamentos, pode nos faltar autocompaixão, falar com a psicóloga sobre os aspectos que te incomodam ou te causam insegurança é o caminho que vai te ajudar com isso.

4 - Questões de relacionamentos: os conflitos que você tem durante seus relacionamentos, com parceiro (a), membros da família, amigos e colegas, podem ser trabalhados em psicoterapia.

Ao falar sobre esses conflitos, a psicoterapeuta poderá ajudar a entender seus sentimentos e trabalhar com você para encontrar maneiras de lidar com o problema que está vivendo.

5 - Trauma: situações de abuso e violência podem ser difíceis de lidar sem acompanhamento profissional, muitas emoções surgem por conta dos eventos traumáticos vividos, é difícil lidar com essas emoções, como é difícil também lidar com as emoções das pessoas próximas a nós.

A psicoterapia pode ajudar a processar esses sentimentos dolorosos, como lidar com o trauma de forma saudável.


6 - Questões profissionais e financeiras: falar sobre temas como insatisfação com a carreira, dificuldade em encontrar emprego e problemas financeiros pode ajudar a explorar suas opções e encontrar um caminho que para você seja significativo ou que possibilite desenvolver recursos para alcançar o que deseja.

7 - Vícios: embora esse assunto envolva muitos julgamentos da sociedade, sabe-se da luta diária contra um vício como o álcool ou outras drogas. O tratamento é complexo e multidisciplinar, ou seja, é preciso uma equipe de saúde dando assistência.

A psicoterapia é uma parte importante para sua recuperação, ao falar sobre o vício, os momentos em que emocionalmente se sente dependente ou julgado para então desenvolver estratégias para superá-lo.

Embora tenha selecionado estes 7 assuntos, é preciso destacar que você pode discutir qualquer coisa que esteja afetando sua saúde mental e emocional.

Pode ser que você não tenha certeza sobre o que conversar com a psicóloga, isso pode acontecer no início ou em outras sessões, mas sua psicoterapeuta pode ajudar a identificar questões que precisam ser abordadas durante esse processo.


Estar disposta (o) a explorar até mesmo os tópicos mais difíceis podem ser transformadores em sua vida.

 
Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele.

Carl Rogers

 

E aí, gostou do conteúdo?

Me envie dúvidas e sugestões pelo chat ou pela caixa de mensagens.

Ficarei animada em escrever para você!



por Letícia de Andrade Rodrigues

Psicóloga Clínica de Orientação Junguiana

CRP 08/19065



PSICOTERAPIA ON-LINE INDIVIDUAL


46 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 hozzászólás


Fabiola Brandalise
Fabiola Brandalise
2023. ápr. 27.

Perfeita! Já estou pensando aqui quantas milhares de sessões eu tenho que fazer 😅 necessito!

Kedvelés
bottom of page