Olá, nos próximos artigos deste blog trarei um tema essencial, que muitos costumam suprimir ao longo da vida, mas que em psicoterapia é extremamente necessário entrar em contato, aprender a sentir, gerenciar e controlar: suas emoções!
As emoções são uma parte fundamental da experiência humana, elas se desenvolvem ao longo da infância e servem como um aviso de que tem coisa boa ou não boa acontecendo.
No início, são puramente biológicas e surgem para evidenciar as necessidades básicas do bebê, por isso não podem ser ignoradas, precisam ser acolhidas para que se construa um repertório de saúde mental na vida adulta.
A medida que vamos crescendo, por volta dos 7 anos, temos certo amadurecimento cognitivo, conseguimos associar uma coisa a outra e inicia-se uma tentativa de regulação emocional.
As emoções vão se tornando mais maduras a medida que nos conhecemos melhor. Porém há um longo caminho até este autoconhecimento, pois uma pessoa adulta pode ter passado por inúmeros processos de supressão ou repressão de suas emoções e talvez nem saiba nomeá-las ou senti-las de maneira regulada.
Existem emoções que são mais aceitas socialmente, como satisfação e insatisfação, felicidade e até mesmo a ansiedade. Porém há muitas outras que temos dificuldade de sentir, diagnosticar e tratar, algumas delas são: alegria, angústia, amor, culpa, desamparo, frustração, medo, nojo, raiva, repulsa e tristeza.
Talvez você perceba que há ambientes que você "não tem permissão” para sentir e se expressar conforme sua emoção, também você pode ser o tipo da pessoa que tem explosões de raiva ou que até se depara reagindo a uma emoção que nem sabia que existia em você.
A situação fica problemática quando as emoções se tornam excessivamente intensas ou persistentes, pois podem levar a problemas de saúde mental, como depressão, transtornos de ansiedade e estresse ou fadiga mental.
O ideal é não deixar chegar a este ponto e aprender a regular adequadamente as emoções.
Um espaço seguro para aprender sobre suas emoções e descobrir técnicas para regulá-las é em psicoterapia. Entenda a psicoterapia como um tipo de tratamento direcionado a sua saúde mental que se concentra na exploração e resolução de problemas emocionais.
Embora existam diferentes abordagens, todas elas tem em comum a meta de ajudar as pessoas a lidar com suas emoções de maneira construtiva. Uma das principais maneiras é ajudando-as a identificar suas emoções e expressá-las satisfatoriamente.
Na psicoterapia analítica, um dos meus campos de estudo e atuação, as emoções são consideradas como uma fonte importante de informação sobre o que se passa dentro de nós. As emoções ajudam a entender nossos medos, desejos, anseios e conflitos internos.
Cada pessoa é o seu próprio processo e há necessidade de compreender o funcionamento individual das pessoas, com ou sem patologias, com ou sem dificuldades.
É preciso estar atenta para entender essa história, escutar o que é dito verbalmente e o que não é, compreender os símbolos desse processo individual e propor ações que fazem sentido para a pessoa atendida e acolhida em psicoterapia.
Os benefícios em procurar uma psicóloga para trabalhar suas emoções e outras situações emocionais, é que durante todo o processo de psicoterapia é possível desenvolver habilidades para lidar com emoções difíceis, entender as causas subjacentes de suas emoções, se existiram eventos traumáticos ou estressantes na vida e construir relacionamentos mais saudáveis e satisfatórios.
...
Assim compreendo
o meu perfeito
acabamento.
Múltipla, venço
este tormento
do mundo eterno
que em mim carrego:
e, una, contemplo
o jogo inquieto
em que padeço.
E recupero
o meu alento
e assim vou sendo.
...
Trecho do poema Auto-retrato de Cecília Meireles
E aí, gostou do conteúdo?
Me envie dúvidas e sugestões pelo chat ou pela caixa de mensagens.
Ficarei animada em escrever para você!
por Letícia de Andrade Rodrigues
Psicóloga Clínica de Orientação Junguiana
CRP 08/19065
PSICOTERAPIA ON-LINE INDIVIDUAL
Comments