top of page
Foto do escritorLetícia de Andrade Rodrigues

Promessas de ano novo, descubra o que fazer para realiza-las

Atualizado: 28 de abr. de 2023

Olá, estamos há poucos dias das festas comemorativas que encerram nosso ano de 2022. O clima nas sessões de psicoterapia segue para reflexões sobre as realizações deste ano e a expectativa de novas realizações para o próximo ano.


Posso dizer que este é um processo de finalizar e iniciar novos ciclos. No entanto, há certas frustrações que podem surgir pela dificuldade de manter a motivação e estabelecer metas realizáveis.

Em minhas pesquisas, menos de 10% da população consegue atingir seus objetivos e promessas de fim de ano. Então, não foi surpresa que ao fazer uma pesquisa rápida e independente cheguei a estes mesmos resultados com colegas e clientes.

Hoje pretendo deixar um método prático e conhecido, que pode ser útil para si ou alguém que você tenha um carinho especial.


Você tem um sonho ou uma meta para o próximo ano?

Quando você quer, por exemplo, perder 10kg, mas não pensa e detalha a forma como vai fazer isso, você não tem uma meta, você tem um sonho ou desejo. O mesmo acontece com guardar certa quantidade de dinheiro, adquirir um bem, abandonar um vício, fazer uma viagem dos sonhos, entre outros.


Afinal, qual é a diferença entre escrever num papel o que você deseja e planejar para alcançar esse desejo?

Ao definir metas para você alcançar determinado objetivo, você adquire uma postura ativa, identifica o que é necessário fazer para conquistar seu desejo e assume a responsabilidade por ele.


SMART - Definindo metas inteligentes

Para as metas serem atingidas, minha sugestão é usar a metodologia SMART. Este é um método simples e eficiente de definição de metas que se baseiam em 5 fatores.

Entende-se que para atingir com sucesso uma meta é necessário que ela seja:


(S) Específica

(M) Mensurável

(A) Atingível

(R) Relevante

(T) Temporal


Uma meta específica diz de maneira clara e detalhada o que você quer alcançar; ela precisa ser mensurável, ou seja, ser capaz de medir seus progressos e resultados; deve ser atingível, mesmo que desafiadora, é necessário levar em conta a possibilidade real de acontecer; também precisa ser relevante, fazer sentido para que não gere desânimo ou desinteresse; por fim, mas não menos importante, uma meta precisa ser temporal, ou seja, ter um prazo para acontecer.


Aqui trago um exemplo bem sucedido que eu pude acompanhar durante o ano com uma de minhas pacientes. Embora não fosse este o foco da psicoterapia, esta pessoa estava com dificuldades para alcançar seus objetivos, então utilizamos um pequeno tempo da sessão para planejar uma de suas metas.


Minha paciente revelou que sua autoestima estava um pouco baixa por ter descuidado de sua alimentação durante a pandemia e não caber mais em suas roupas. Então ela decidiu que perderia alguns quilos, mas parecia algo muito difícil para ela, pois já havia tentado sem sucesso.


Investigando um pouco mais, descobrimos juntas que perder peso era importante para sua saúde mental, pois ela gostaria de usar suas roupas preferidas, que de certa forma a deixavam confortável e confiante ao se olhar no espelho.

Sabendo de sua dificuldade e identificando o fator relevante colocamos num papel suas metas, buscando atingir cada ponto da metodologia SMART.
  • O primeiro aspecto levantado foi a quantidade

Ela definiu que gostaria de perder 10kg até a data de seu aniversário em setembro (a meta especificou a quantidade e o prazo - específica e temporal).


  • Foi questionado se havia tempo suficiente para isso e quais recursos ela utilizaria:

Ela definiu que perderia 2kg ao mês de fevereiro a abril, 1kg ao mês de maio a julho e 0,5kg ao mês em agosto e setembro, concluindo assim a perda de 10kg.

Além disso ela se propôs a fazer atividade física diariamente, optando por caminhada e andar de bicicleta. Também diminuir a quantidade de alimentos açucarados e frituras. (a meta se tornou mensurável e atingível).


  • Resgatamos o motivo pelo qual ela estava disposta a realizar a meta:

O que ela mais queria era caber em uma de suas blusas, isso a fazia se sentir bonita. (a meta se mostrou relevante).


A meta SMART ficou da seguinte forma:

Perder 10kg entre fevereiro e setembro, até a data do meu aniversário, para me sentir confiante, caber em minhas roupas, uma delas, minha blusa preferida. Para isso, acompanharei meu peso todo mês, farei exercícios diários - caminhar ou pedalar e não comerei doces e frituras durante a semana.

O resultado já foi revelado acima, ela conseguiu atingir a meta, todo mês me informava espontaneamente que estava quilos mais próximo de seu objetivo, compareceu aos atendimentos com roupas que antes não lhe cabiam mostrando seu avanço, eu pude acompanhar sua confiança e autoestima se desenvolvendo.

Como sugestão, peço que analise suas ultimas metas e identifique o que faltou para realiza-las! Você pode descobrir onde vem falhando.


As vezes só é preciso um fino ajuste, como se propor a mudar algo em sua rotina para alcançar determinado objetivo. Outras vezes você vai perceber que aquilo que você definiu na realidade não era tão relevante assim e que existem outras coisas pelas quais você teria mais motivação para realizar.

 
Um sonho só se torna realidade quando você entra em ação para realiza-lo.
 

E aí, gostou do conteúdo?

Me envie dúvidas e sugestões pelo chat ou pela caixa de mensagens.

Ficarei animada em escrever para você!


por Letícia de Andrade Rodrigues

Psicóloga Clínica de Orientação Junguiana

CRP 08/19065


PSICOTERAPIA ON-LINE INDIVIDUAL


22 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 komentář


Fabiola Brandalise
Fabiola Brandalise
19. 12. 2022

Já vou usar essa metodologia para definir algumas metas para 2023! Muito obrigada pelo conteúdo. Boas festas para você e seus entes queridos.

To se mi líbí
bottom of page