Você já disse, leu ou ouviu alguma frase que termina com "___ é minha psicoterapia"? Pois é, nestas situações há um erro comum em confundir recursos terapêuticos e a psicoterapia em si. Então vou diferenciá-los ao longo desta publicação.
Vou começar por aquilo que podemos nomear como recursos ou atividades terapêuticas, que seriam as atividades prazerosas como viajar, estar entre amigos, ouvir música, praticar uma atividade física, estar em contato com a natureza, se dedicar a algum hobby, entre outras.
Essas atividades são importantes e contribuem para nosso bem-estar físico ou emocional no dia a dia, pois, diferente daquelas tarefas que temos que fazer apenas por obrigação, estas são tarefas que fazemos por prazer e proporcionam melhora na autoestima.
Psicoterapia
A psicoterapia é uma das áreas estudadas na formação universitária em psicologia. Através do diálogo entre psicoterapeuta e cliente são trabalhadas questões emocionais como ansiedade, depressão, luto, traumas, estresse laboral ou familiar, mudanças de vida, adaptação, entre outros.
A pessoa que trabalha como psicoterapeuta é uma especialista na sua área de atuação. Estuda teorias, técnicas, artigos científicos, prepara seu olhar e escuta de maneira profissional. Conduz seu paciente para o autoconhecimento de forma técnica, respeitosa e sem julgamentos.
Na psicoterapia o trabalho é feito individual ou em grupo, a frequência costuma ser semanal e dura aproximadamente 50 minutos cada sessão. É um espaço seguro para olhar para si, compreender seus sentimentos, emoções e comportamentos, inseguranças e medos. Também definir novos objetivos de vida.
A profissional caminha junto com você, te ajuda a entender as motivações para certos pensamentos ou comportamentos e também, quais atitudes você gostaria de mudar que estejam de acordo com seus valores.
Embora a psicoterapia use ou sugira recursos terapêuticos em seu processo, por exemplo, atividade física para melhorar os sintomas ansiosos, a atuação é mais ampla. Existem profissionais capacitados acompanhando e conduzindo o processo, também requer o desejo da pessoa em tratar situações de sua vida e desenvolver-se emocionalmente.
Se você sente tristeza já algum tempo, sua ansiedade está dificultando sua vida, percebe que seus relacionamentos estão prejudicados ou tem atitudes prejudiciais para si próprio e para as outras pessoas, já é um alerta para buscar psicoterapia.
Quando você inicia a psicoterapia e confia na profissional que te acompanha, um vínculo acontece e os resultados podem ser transformadores.
Sou eu próprio uma questão colocada ao mundo e devo fornecer minha resposta; caso contrário, estarei reduzido à resposta que o mundo me der.
Carl Gustav Jung
E aí, gostou do conteúdo?
Me envie dúvidas e sugestões pelo chat ou pela caixa de mensagens.
Ficarei animada em escrever para você!
por Letícia de Andrade Rodrigues
Psicóloga Clínica de Orientação Junguiana
CRP 08/19065
PSICOTERAPIA ON-LINE INDIVIDUAL
Esclarecedor, obrigada por nos presentear com o seu conhecimento. ❤️